por Metrópoles
Postado em 17 de Setembro de 2024 às 09:00 hrs
o cálculo biliar — popularmente conhecido como pedra na vesícula — é uma doença que afeta em torno de 10 milhões de brasileiros. Entre os maiores sintomas, estão dor forte no abdômen do lado direito, enjoo, vômito, icterícia e infecção no órgão.
“Alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans sobrecarregam a bile, favorecendo o acúmulo dessas partículas e, consequentemente, formando as pedras biliares; por isso, devem ser evitados”, explicam as duas especialistas.
Na primeira colocação aparecem a manteiga e a margarina. Em seguida, surgem as gorduras aparentes nas carnes. Na terceira e na quarta posição estão os produtos lácteos gordurosos, como leite e queijos, e os itens industrializados, a exemplo de sorvetes, biscoitos e embutidos, respectivamente.
“Alimentos ricos em gorduras saturadas e que aumentam o colesterol ruim (LDL) impactam negativamente no bom funcionamento da vesícula biliar. Esses alimentos são prejudiciais por diversos motivos, entre eles podemos citar a sobrecarga da produção de bile”, mencionam as especialistas.