por O Globo
Postado em 07 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Os influenciadores de direita Rony Gabriel e Juliana Moreira Leite afirmam ter recebido propostas para difundir em seus perfis nas redes sociais a narrativa de que o Banco Central havia sido precipitado ao decretar a liquidação do Master. Nos dois casos, a encomenda era divulgar uma reportagem de 19 de dezembro do portal Metrópoles que noticiava um despacho do Tribunal de Contas da União, "TCU vê indícios de precipitação em liquidação do Master e dá 72 horas para BC se explicar”. A ideia era postar vídeos que reverberassem a posição da Corte e colocassem em xeque a ação do Banco Central. Nenhum dos dois aceitou fazer o trabalho.
Nathan Felipe, Salvador disse que o trabalho teria remuneração milionária, mas que, para saber mais detalhes, ele precisaria assinar um contrato de confidencialidade.
Além da reportagem, também foram enviados alguns exemplos de influencers que, segundo o que foi relatado, já estavam embarcados na missão com as respectivas postagens -- todas destacando a ação do TCU, falando em precipitação do BC e sugerindo que o Master foi liquidado por ter crescido rápido demais e incomodado os grandes bancos.