por Gabinete do prefeito
Postado em 24 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Araxá será uma das cidades mineiras a integrar a etapa de pesquisa de campo do processo de reconhecimento do ofício das quitandeiras como Patrimônio Cultural do Brasil. A iniciativa é conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e conta com o apoio da Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Turismo.
Como parte desse processo, será realizada uma roda de conversa com quitandeiras do município, aberta à participação de todas as interessadas, além da presença da comunidade em geral. O encontro acontece na próxima terça-feira (27), às 15h30, na Secretaria Municipal de Turismo (Praça Coronel Adolfo, nº 9, no Centro).
A roda de conversa integra a fase de escuta e levantamento de informações locais, fundamental para a elaboração do dossiê técnico que irá subsidiar a análise do Conselho Consultivo do IPHAN. O objetivo é registrar saberes, práticas, histórias e modos de fazer que caracterizam o ofício das quitandeiras, reconhecendo sua importância cultural, social e econômica.
Conforme a secretária Municipal de Turismo, Alda Sandra, a participação das quitandeiras é essencial para garantir que o processo represente fielmente a diversidade e a tradição existentes em Araxá. “Ao mesmo tempo, o encontro é uma oportunidade para que a população conheça melhor o trabalho desenvolvido, compreenda o significado do reconhecimento como patrimônio cultural e acompanhe de perto uma ação que valoriza a identidade local”, afirma.
A convocação é aberta, pública e democrática, garantindo transparência e igualdade de participação, conforme as diretrizes do IPHAN. “A iniciativa reafirma o compromisso do município com a preservação da cultura, da memória e dos saberes tradicionais que fazem parte da história da cidade”, completa a secretária de Turismo Alda Sandra.
![]()