Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Golpe do IPVA em Minas

por

Postado em 29 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Somente em 2025, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) recebeu 2,6 mil denúncias de crimes cibernéticos, entre eles golpes envolvendo pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com o início do pagamento da taxa marcado para o dia 9 de janeiro, o Governo de Minas reforçou a força-tarefa criada no ano passado para orientar a população, tirar sites fraudulentos do ar e investigar os responsáveis. 

Segundo o MPMG, grande parte das fraudes acontece

por meio do pagamento via Pix e oferecem descontos acima dos 3% concedidos pela Secretaria de Fazenda. Para aplicar o golpe, os criminosos recorrem a sites falsos, geralmente patrocinados por buscadores de internet. 

A SEF reforça que o pagamento pode ser feito pelo site oficial é www.fazenda.mg.gov.br ou pelo aplicativo MGApp, e que não envia boletos para pagamento do IPVA. 

Para fazer a denúncia, a vítima deve procurar uma unidade da Polícia Civil ou da Polícia Militar e, se possível, informar o site fraudulento - que pode ser verificado no histórico de navegação - e os dados bancários de quem recebeu o valor indevido. Deve, também, alertar o banco o mais rápido possível para que o valor seja bloqueado.

 

Nenhum comentário disponível até o momento.