por itatiaia
Postado em 25 de Março de 2026 às 09:00 hrs
O Vaticano publicou nesta terça-feira (24) um documento autorizando os católicos a receber transplantes de tecidos e órgãos de animais. O texto de 88 páginas atualiza perspectivas sobre xenotransplantes divulgadas inicialmente em 2001.
“A teologia católica não apresenta impedimentos, de natureza religiosa ou ritual, quanto à utilização de qualquer animal como fonte de órgãos, tecidos ou células para transplante em seres humanos”, diz o documento.
A publicação ainda diz que o sacrifício de animais “só pode ser justificado se for necessário para alcançar um benefício importante para a pessoa humana”. Porém, o Vaticano ressalta que a intervenção humana na natureza deve ser “proporcionada e sustentável”.
