Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Sima Araxá

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Endereço: R. Pres. Olegário Maciel, 985 - Centro, Araxá - MG, 38183-186
Telefone: (34) 3661-3108
Horário de funcionamento: 
Aberto ⋅ Fecha às 18:00

Sindicato | Araxá MG

Comentários

Inflamação ativa no intestino

por Itatiaia

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


 inflamação intestinal em pacientes com doença de Crohn está associada a prejuízos na saúde mental e na qualidade do sono.

 Segundo os pesquisadores, a inflamação intestinal pode ativar vias imune-inflamatórias capazes de influenciar o funcionamento do cérebro, afetando o humor, o sono e outros aspectos emocionais.

Crohn é uma inflamação crônica autoimune que acomete principalmente o final do intestino delgado e o intestino grosso, alternando períodos de atividade inflamatória e fases de remissão.

“A doença pode evoluir ao longo dos anos, começando com um processo inflamatório restrito à mucosa intestinal e avançando para formas mais graves, como as estenosantes e penetrantes, com risco de complicações importantes. Embora não tenha cura, é possível controlar as crises com medicamentos, mudanças na alimentação e, em alguns casos, cirurgia”, explica a pesquisadora.

 

Comentários

Papelaria Regional pra você!

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


A volta às aulas fica mais divertida quando cada página tem personalidade.
Cadernos infantis acompanham a imaginação e a aprendizagem dos pequenos.
Fotografia: Joziane Bento
Venha fazer uma visita à papelaria mais tradicional de Araxá e Região.
R. Calimério Guimarães, 341 - Centro
Ou entre contato. Vamos adorar te atender.
Telefone (34) 3662-3898
WhatsApp 34 9 99863898
Comentários

Abertura do Bazar do Recanto do Idoso

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Dia 03/02
Das 14h às 17h
Rua Vicente Rocha, 145 – Centro
Venha conferir, ajudar e fazer parte desse momento especial. Sua presença faz a diferença! 🤍
Comentários

Chico Buffet e Locação

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


A Marmitas Empresariais pertence ao Grupo Chico Buffet, no mercado a mais de 30 anos.

(34) 3662-4377.

Chico Marmitas Empresariais | Restaurant

Comentários

INSS retoma atendimento

por Itatiaia

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  retomou o atendimento presencial em todas as agências do país nesta segunda-feira (2), após uma interrupção programada desde a última quinta-feira (28). Também foram retomados os atendimentos pela Central 135 e os serviços do aplicativo Meu INSS.

Comentários

Noticias internacionais

por Itatiaia

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Nicolás Maduro foi capturado  por autoridades dos Estados Unidos há um mês. Ele e a esposa, Cília Flores, estão no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, sob a custódia norte-americana, que move diversos processos por crime organizado e narcotráfico contra os dois.

Captura de Maduro por Trump completa um mês; veja o que mudou desde então

O influenciador Junior Pena,  mineiro preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, da sigla em inglês) , declarou apoio ao presidente Donald Trump em vídeo publicado nas redes sociais e disse que quem estava ajudando o país não seria deportado “de jeito nenhum”.

Influenciador brasileiro preso pelo ICE declarou apoio a Trump em vídeo; veja

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que fechou um acordo comercial com a Índia nesta segunda-feira (2), no qual o governo do primeiro-ministro Narendra Modi teria  se comprometido a parar de comprar petróleo da Rússia . Em uma publicação nas redes sociais, o republicano classificou o líder indiano como um dos seus “maiores amigos”.

Trump anuncia acordo com a Índia pelo fim da compra de petróleo russo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou apoio oficial do Brasil à candidatura da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, ao cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas. A manifestação foi feita em uma rede social, em resposta a uma mensagem do atual presidente chileno, Gabriel Boric.

Lula apoia Michelle Bachelet para comandar a ONU a partir de 2027

 

Comentários

Fevereiro será com menos chuva e mais calor no Sudeste

por Itatiaia

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


O mês de fevereiro de 2026 deve ser marcado por temperaturas mais elevadas e períodos mais longos de tempo firme no Sudeste do Brasil em comparação a janeiro, segundo a previsão da Tempo OK. Apesar disso, a região ainda pode enfrentar riscos associados a episódios de chuva.

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, o tempo instável deve persistir nos primeiros dez dias do mês em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o que pode gerar a impressão de um fevereiro chuvoso. No entanto, a partir da segunda quinzena, a tendência é de predomínio de tempo firme em boa parte do país.

Com isso, fevereiro deve registrar poucas áreas com chuva acima da média, concentradas principalmente na região Norte e em pontos do Maranhão, Piauí e Ceará. Mesmo com volumes menores, o mês ainda pode ter tempestades típicas de verão, especialmente no fim da tarde.

Fevereiro será com menos chuva e mais calor no Sudeste

Comentários

Quais são os sinais de glicose alta no sangue?

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


 Entre os sintomas mais comuns estão sede excessiva, boca seca e urinação frequente, incluindo durante a noite. Outros sinais envolvem fadiga persistente, visão turva e dificuldade de concentração.

Os sintomas também podem incluir aumento do apetite, principalmente por carboidratos, infecções frequentes como as urinárias e candidíase, além de dificuldades na cicatrização de feridas. Em estágios mais avançados, pode haver perda de peso involuntária, fraqueza muscular e uma sensação geral de mal-estar.

O controle da glicose no sangue envolve uma abordagem multifacetada. Primeiramente, é essencial adotar uma dieta adequada, rica em alimentos nutritivos e balanceados, evitando o consumo excessivo de açúcares e carboidratos refinados. A prática regular de atividades físicas também desempenha um papel crucial na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

 
 
Comentários

4 sintomas que podem indicar doença de Parkinson

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


A doença de Parkinson é um dos distúrbios neurológicos mais comuns no mundo, com previsão de 25,2 milhões de casos até 2050. Embora mutações genéticas hereditárias estejam associadas a 10% a 15% dos casos, o restante não tem causa conhecida.

Os sintomas podem ser controlados com tratamentos, mas não há cura –embora se acredite que o exercício reduza o risco de desenvolver a doença. E existem outras coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver Parkinson também.

Para diagnosticar a doença, os neurologistas procuram sintomas motores característicos, incluindo lentidão, rigidez e tremor de repouso.

No entanto, sintomas não motores comuns, como constipação e perda do olfato, muitas vezes precedem essas alterações de movimento em mais de uma década. Esse estágio inicial, conhecido como fase prodrômica, marca o início de uma progressão gradual da doença.

homem-idoso-com-maos-tremulas-causada-pela-doenca-de-parkinson-shutterstock

 

Comentários

Carnaval - Glitter faz mal para a pele?

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


O glitter de papelaria, por exemplo, costuma ser utilizado de forma inadequada na pele e pode causar riscos. Sobre isso, Karine Cade, dermatologista da clínica Otávio Macedo & Associados, alerta: “o glitter vendido em papelarias é um triturado de microplásticos combinado com óxido de ferro para dar coloração. Além de não ser indicado para uso tópico na pele, é prejudicial para o meio ambiente”, diz.

A dermatologista indica o uso de cosméticos que contêm glitter em sua composição, já que são produtos que chegam ao mercado depois do processo de aprovação na Anvisa e suas fórmulas são adequadas para a pele.

Outra opção que não afeta a pele disponível no mercado é o glitter ecológico. A versão mais natural é produzida a partir de materiais como farinha de arroz, corantes vegetais e minerais, algas e gelatina incolor. “Entre o glitter comum, que é plástico, e o ecológico, o segundo é muito melhor para a pele e ainda é biodegradável”, diz Karine Cade.

Kleber Cordeiro / Shutterstock | Portal EdiCase

Comentários

Zema diz que merenda de escolas estaduais é igual ao que ele come em casa

por Estado de Minas

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Em discurso na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2026, o governador Romeu Zema (Novo) disse que a merenda escolar da rede estadual é “exatamente semelhante” ao que ele come em casa.

A fala teve tom de despedida, já que Zema vai abandonar o governo em março para focar na campanha presidencial. Ele citou ações ao longo dos dois mandatos na área da educação, segurança pública e saúde.

“Uma das coisas que me faz querer continuar na política é ver as pessoas de bem prosperando e recebendo a atenção que merecem. Quando tenho a oportunidade de almoçar em alguma escola estadual de Minas, vejo que a merenda é exatamente semelhante àquela que tenho em minha casa”, disse.

Em 2023, Zema foi alvo de críticas da oposição após deputados revelarem um contrato de um sacolão de Sete Lagoas, na Região Central do estado, no valor total de R$ 307,6 mil para fornecimento de itens de luxo para o Palácio Tiradentes, sede do governo.

Entre os itens comprados estavam presunto parma de R$ 550/kg, vinho culinário de R$ 79,90, a garrafa, e latas de palmito a R$ 46,90 cada. De acordo com o deputado Professor Cleiton (PV), esses valores representam “um gasto de quase R$ 6 mil por semana com sacolão”

Procurado pela reportagem, à época, a assessoria do governo afirmou que “os produtos alimentícios contratados pelo órgão são adquiridos para abastecimento do estoque, para atendimento de toda demanda alimentar existente dentro da rotina do Prédio Tiradentes e para possíveis eventos”.

Comentários

Idosos de projetos da Prefeitura participam de visita guiada no Grande Hotel de Araxá

por Gabinete do prefeito

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Para muitos araxaenses, o Grande Hotel e Termas sempre esteve ali, imponente, admirado por quem chega de fora, mas nem sempre vivido por quem mora na cidade. Na manhã desta segunda-feira (02), esse cenário mudou para um grupo de idosos atendidos por projetos da Prefeitura de Araxá, que participaram de uma visita guiada especial a um dos cartões-postais mais simbólicos de Minas Gerais.

A ação, realizada pela Prefeitura por meio das secretarias municipais de Turismo e de Esportes, proporcionou aos participantes um passeio cheio de histórias, curiosidades e memórias. Conduzido por guia do próprio hotel, o tour apresentou detalhes da arquitetura, da construção do “castelo”, dos bastidores do espaço e de hóspedes ilustres que já passaram pelo local ao longo das décadas.

Conforme a secretária municipal de Turismo, Alda Sandra, a proposta é simples e potente: aproximar a população araxaense de seus principais pontos turísticos. “Queremos que as pessoas se reconheçam nesses espaços, que fazem parte da história e da identidade cultural da cidade, mas que muitas vezes são pouco vivenciados por quem mora aqui. A ideia é dar continuidade às visitas guiadas, especialmente para públicos atendidos por projetos sociais da Prefeitura, ampliando o acesso à cultura e ao turismo local”, destaca.

A professora Raquel Honorato, da Secretaria Municipal de Esportes, explica que a visita integra as ações do projeto “Vem Treinar com a Gente”, que vai além das aulas tradicionais. “A gente trabalha exercício físico, alongamento e saúde em espaços públicos da cidade, mas também acredita muito nessas experiências diferentes. Já fazemos palestras, aulas temáticas em datas especiais e atividades que estimulam saúde e bem-estar de forma completa. Esse passeio é parte desse cuidado”, afirma.

A turma que participou da visita é atendida na Praça das Mangueiras, onde o projeto “Vem Treinar com a Gente” acontece às segundas-feiras, às 8h, e às quartas e sextas-feiras, às 17h, voltado ao público idoso. Já na Praça da Juventude, as atividades são realizadas às quartas e sextas-feiras, às 7h, para idosos, e às terças e quintas-feiras, às 19h, para o público geral.

Comentários

Programa Hiperdia

por Gabinete do prefeito

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


O atendimento médico a pacientes com diabetes e hipertensão é realizado gratuitamente em Araxá por meio do Programa Hiperdia, iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolvida na rede de Atenção Primária. O programa é executado nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e tem foco no acompanhamento contínuo desses pacientes.

O Hiperdia inclui consultas médicas regulares com agendas programadas, distribuição gratuita de medicamentos, ações educativas e busca ativa aos pacientes, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A aferição da pressão arterial e da glicemia também pode ser realizada a qualquer momento nas unidades de saúde do município.

O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que Araxá possui 5.634 pessoas diagnosticadas com diabetes e 16.167 pessoas com hipertensão. De acordo com a médica da Estratégia de Saúde da Família, Taís de Lima e Silva, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo são determinantes para evitar o agravamento dos quadros clínicos.

“Na atenção primária, o principal objetivo é trabalhar com a prevenção. Quando o paciente segue o tratamento, mantém o acompanhamento e adota hábitos saudáveis, é possível controlar a doença e evitar complicações. A hipertensão e o diabetes costumam estar interligados e, quando não controlados, podem agravar a evolução um do outro”, alerta Taís.

Entre as principais complicações da hipertensão estão os problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, além do comprometimento da função renal. A doença também pode causar sintomas como dor de cabeça frequente, tontura, cansaço, falta de ar e alterações na visão, especialmente quando não está controlada.

No caso do diabetes, o excesso de glicose no sangue provoca danos progressivos aos vasos sanguíneos e pode afetar principalmente olhos, rins e coração. Entre as complicações estão alterações oftalmológicas, como a retinopatia diabética (quando o excesso de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina

Comentários

credencial gratuita de estacionamento para idosos e PCD em Araxa

por Gabinete do prefeito

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


O atendimento é realizado na Avenida Rosália Isaura Araújo, nº 275, Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3668-0616.

Documentos necessários

Para solicitar a credencial, o interessado deve apresentar:
- Documento original com foto, contendo CPF, data e local de nascimento;
- Comprovante de residência completo, incluindo CEP;
- Telefone de contato.

Pessoas com Deficiência (PCD)

No caso de Pessoas com Deficiência, a credencial é concedida mediante:
- Apresentação de laudo médico emitido nos últimos 12 meses;
- Indicação da condição de saúde por meio do CID (Classificação Internacional de Doenças);
- Comprovação de deficiência física ou mobilidade reduzida, permanente ou temporária, que justifique a necessidade de vaga especial.

Como funciona a emissão

- A credencial é emitida e impressa na hora, com recomendação de plastificação para maior durabilidade;
- Possui validade de cinco anos, devendo ser renovada após esse período;
- Pode ser utilizada em qualquer veículo em que o beneficiário estiver presente;
- Deve ser colocada no painel do veículo, com o QR Code voltado para cima, para fins de fiscalização.

Retirada por familiares

Um familiar ou responsável pode retirar a credencial em nome do beneficiário, desde que apresente o documento original do idoso ou PCD e comprove o grau de parentesco. Não é necessária procuração.

Comentários

Futebol Hoje

por

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Copa da Alemanha

  • 16h45min — Bayer Leverkusen x St. Pauli — ESPN 2 e Disney+

Campeonato Italiano

  • 16h45min — Bologna x Milan — XSports e Disney+

 Copa da Liga Inglesa

  • 17h — Arsenal x Chelsea — ESPN e Disney+

 Campeonato Capixaba

  • 18h30min — Rio Branco-VN x Vilavelhense — TVE (ES) e TVE ES (YouTube)
  • 21h — Porto Vitória x Serra — TVE (ES) e TVE ES (YouTube)

 Campeonato Sergipano

  • 19h — Falcon x Atlético-SE — ITTV

 Campeonato Baiano

  • 19h15min — Atlético-BA x Juazeirense — TVE (BA) e TVE BA (YouTube)
  • 21h30min — Galícia x Bahia de Feira — TVE (BA) e TVE BA (YouTube)

 Campeonato Catarinense

  • 20h — Joinville x Marcílio Dias — SportyNet e SportyNet (YouTube)

 Campeonato Paranaense

  • 20h — Athletico-PR x Foz do Iguaçu — GOAT (YouTube)

 Campeonato Argentino

  • 21h15min — Ind. Rivadavia x Sarmiento — Disney+

 Libertadores

  • 21h30min — The Strongest x Deportivo Táchira — ESPN, GE TV (YouTube) e Disney+


 

Comentários

Esportivas 1

por G1

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


Pedro Rangel, de 25 anos, repercute a façanha de chutar da própria área e balançar a rede adversária

Goleiro do Coritiba mira recorde no Guinness com gol de tiro de meta: "De outro mundo" - Foto: (Everton Franco/RPC)

Atleta estava suspensa até julho de 2027 por descumprir pena imposta pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Suspensa das quadras, campeã olímpica Tandara anuncia aposentadoria do vôlei - Foto: (FIVB)

Técnico da seleção brasileira explica que ainda vai decidir alguns convocados: "Há posições que não estão definidas 100%"

Ancelotti comenta expectativa para convocação para a Copa do Mundo: "Estamos perto da lista final"

John Thorringon não descarta negócio, mas diz que ainda não foi fechado

Diretor do Los Angeles FC comenta oferta do Fluminense por Bouanga: "Precisamos atender todos os pontos" - Foto: (Peter Zay/Anadolu via Getty Images)

Seleção espanhola tem cinco titulares em condições longe das ideais para a disputa da Copa; Merino passará por cirurgia, e Nico Williams vai dar pausa na temporada para superar pubalgia

Espanha liga alerta para a Copa do Mundo devido a lesões; entenda - Foto: (Getty Images)

Tricampeão brasileiro venceu os GPs de Detroit e da Espanha da F1 em 1986 com o modelo, que está hoje no Reino Unido

Lotus preta de Ayrton Senna vai a leilão por R$ 63,1 milhões - Foto: (Getty Images)

 

Comentários

Ingrediente que todo mundo tem na cozinha é capaz de tirar o mau cheiro da casa inteira

por TNH1

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


 Um dos grandes aliados da limpeza e do controle de odores é o bicarbonato de sódio, um ingrediente comum nas cozinhas brasileiras e conhecido por sua versatilidade. 

Ao lado do vinagre branco, ele se tornou um dos “queridinhos” da limpeza natural, sendo capaz de neutralizar cheiros desagradáveis em diferentes ambientes da casa.

Como usar o bicarbonato para eliminar odores em casa

A aplicação é simples e pode ser feita em diferentes espaços. Veja algumas das formas mais eficazes de uso:

  • Geladeira: coloque um recipiente aberto com bicarbonato em uma das prateleiras para absorver odores de alimentos fortes, como peixe e queijo.
  • Lixeiras: polvilhe um pouco no fundo do cesto antes de colocar o saco de lixo para reduzir o mau cheiro.
  • Sapateiras e armários: deixe um pote aberto com bicarbonato para combater o odor de mofo e suor.
  • Tapetes e estofados: espalhe o pó sobre a superfície, deixe agir por alguns minutos e depois aspire.
  • Ralos: jogue uma colher de bicarbonato seguida de água quente para ajudar a eliminar cheiros desagradáveis.

Além de combater odores, o bicarbonato de sódio é um verdadeiro “coringa” dentro de casa. Ele pode ser utilizado para:

  • Lavar roupas, ajudando a clarear peças brancas;
  • Higienizar frutas e verduras, removendo sujeiras superficiais;
  • Combater o mau hálito, em enxágues bucais diluídos;
  • Aliviar azia, por sua ação antiácida;
  • Reduzir coceira de picadas de insetos, quando aplicado em forma de pasta;
  • Remover manchas, com aplicação direta antes da lavagem.
Comentários

POLÍTICA

por Agência Brasil

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


- O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), fez um apelo por paz e responsabilidade no diálogo político, ao abrir o ano legislativo em sessão solene nesta segunda-feira (2). O ato marca a retomada dos trabalhos tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Última a autoridade a discursar entre as presentes, Alcolumbre fez uma discurso de tom mais político do que programático, em que defendeu maturidade no convívio entre as diferenças.

Em seguida, no entanto, ele observou que defender a paz não significa abrir mão do Estado de Direito e das prerrogativas parlamentares.

Brasília, DF 02/02/2026 - O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, o presidente do STF,  Edson Fachin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participam da sessão de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republianos-PB), discursou nesta segunda-feira (2), na abertura do ano legislativo, e destacou a agenda de votações programadas para o semestre, incluindo, segundo ele, um avanço no debate sobre o fim da jornada de trabalho 6x1 (aquela em que o empregado trabalha seis dias por apenas e tem apenas um de descanso).  

Brasília, DF 02/02/2026 - O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, participa da sessão de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Comentários

Polícia apreende bombas caseiras

por Agência Brasil

Postado em 03 de Fevereiro de 2026 às 09:00 hrs


A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu bombas de fabricação caseira com integrantes de um grupo que, segundo as investigações, se preparava para realizar atentados durante uma manifestação. O ato estava marcado para as 14h desta segunda-feira (2), em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo a polícia, o grupo se intitula "Geração Z" e, apenas na capital fluminense, conta com 300 integrante

A investigação teve início após a delegacia especializada tomar conhecimento da existência de grupos de mensagens e páginas em redes sociais criados com o objetivo de organizar "manifestações antidemocráticas", programadas para ocorrer em diversos estados do Brasil nesta segunda-feira.

Em São Paulo, 12 pessoas foram presas sob suspeita de planejar um atentado na Avenida Paulista nesta mesma tarde.

Na ação, a polícia apreendeu coquetéis molotov de fabricação caseira, além de bandeiras e panfletos sem alvos específicos. O delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, Luiz Lima, disse que o material apreendido incluía "bandeiras com frases de combate à corrupção, contra a corrupção no caso Banco Master e contra governantes atuais, mas sem especificar nomes ou partidos políticos e nem a qual legenda pertenciam”.

 

Comentários