Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Papelaria Regional pra você!

por

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A volta às aulas fica mais divertida quando cada página tem personalidade.
Cadernos infantis acompanham a imaginação e a aprendizagem dos pequenos.
Fotografia: Joziane Bento
Venha fazer uma visita à papelaria mais tradicional de Araxá e Região.
R. Calimério Guimarães, 341 - Centro
Ou entre contato. Vamos adorar te atender.
Telefone (34) 3662-3898
WhatsApp 34 9 99863898
Comentários

Qual é o alimento com mais ômega 3 do que o salmão?

por O Globo

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A quinoa é uma semente com alto valor nutricional em gorduras, carboidratos, açúcares, ferro e calorias, considerada por especialistas como um grão integral por conter todas as partes originais da semente. Esse produto, nativo da Bolívia e do Peru, se destaca por seus compostos bioativos que superam o valor biológico dos cereais tradicionais. A dieta dos astronautas inclui esse alimento por suas propriedades únicas.

Esse cereal contém gorduras saudáveis como o ômega 3, um tipo de ácido graxo poli-insaturado presente em alimentos vegetais e animais.

Cada 100 gramas dessa semente fornecem 8,35 de ômega 3, um número que supera o de peixes como o salmão, já que o peixe oferece apenas 2,67 por 100 gramas. 

Quinoa

Comentários

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

por Agência Brasil

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


O Ministério da Saúde explicou nesta sexta-feira (30) que o vírus Nipah, que teve dois casos confirmados na província indiana de Bengala Ocidental, na Índia, tem potencial baixo de causar uma nova pandemia e não representa uma ameaça para o Brasil.

O ministério afirmou que mantém no Brasil protocolos permanentes de vigilância e resposta a agentes altamente patogênicos, em articulação com instituições de referência como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além da participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Esses morcegos, que não vivem no continente americano, se alimentam de frutas e de uma seiva doce que também são consumidas por seres humanos e animais domésticos nesta época do ano, e isso causa a contaminação. Também há relatos de que secreções de pessoas infectadas podem transmiti-lo.

Brasília (DF), 27/01/2026 - Vírus Nipah tem alta taxa de letalidade. Foto: Ruslanas Baranauskas/Divulgação

 

Comentários

Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário

por Agência Brasil

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Os Correios reabrirão, a partir da primeira semana de fevereiro, as inscrições para o Plano de Desligamento Voluntário (PDV) dos empregados da estatal. A participação no programa é pessoal e voluntária e ficará aberta até 31 de março. Os desligamentos serão concluídos até o fim de maio.

Em comunicado de dezembro, os Correios declaram que a expectativa é que o PDV tenha o potencial de adesão de até 15 mil empregados entre 2026 e 2027. A economia anual estimada nas despesas de pessoal com as demissões é de R$ 2,1 bilhões, com impacto pleno a partir de 2028.

O plano de restruturação também prevê o fechamento de mil agências consideradas deficitárias. Ao todo, a infraestrutura da empresa em todo o país conta com mais de 10.350 unidades de atendimento (considerando agências próprias e outros pontos de atendimento de parceria). Há ainda 1,1 mil unidades de distribuição e tratamento, que são os centros logísticos onde as encomendas e cartas são processadas após a postagem e antes da entrega final.

Após diagnóstico, os Correios identificaram déficit estrutural superior a R$ 4 bilhões anuais, patrimônio líquido negativo de R$ 10,4 bilhões e prejuízo acumulado de R$ 6,057 bilhões até setembro de 2025, além da queda acentuada nos indicadores de qualidade e liquidez. Os dados totais de 2025 ainda não foram consolidados.

Comentários

bandeira tarifária verde na conta de luz

por Agência Brasil

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.

Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, 

Comentários

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

por Agência Brasil

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


 O prazo vale tanto para empresas que nunca optaram pelo regime quanto para aquelas que foram excluídas e querem reingressar.

Para optar pelo regime, a empresa precisa ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e, quando exigível, inscrição estadual.

O pedido é feito exclusivamente pela internet, no Portal do Simples Nacional, com acesso por certificado digital ou código de acesso.

Comentários

acina contra a dengue

por Gabinete do prefeito

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra a dengue (QDENGA) já está disponível em todas as salas de vacina do município. A imunização é destinada, neste momento, a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Horários de vacinação – 2 a 6 de fevereiro 

Unicentro (crianças até 12 anos – Influenza)
Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h
Sexta-feira: 7h30 às 15h

Unileste
Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h
Sexta-feira: 7h30 às 14h30

Uninordeste e ESF Max Neumann
Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h
Sexta-feira: 7h30 às 12h

ESF Pão de Açúcar
Segunda, terça e sexta-feira: 7h30 às 12h
Quarta e quinta-feira: 7h30 às 16h

Unisa
Segunda a quinta-feira: 7h30 às 17h
Sexta-feira: 7h30 às 12h

Uninorte
Segunda e terça-feira: 7h30 às 16h
Quarta-feira: 7h30 às 12h e das 13h às 16h
Quinta-feira: 7h30 às 12h30
Sexta-feira: 7h30 às 12h

Unioeste
Segunda  a quinta-feira: 7h30 às 16h
Sexta-feira: 7h30 às 12h

Unisul
Segunda a quinta-feira: 8h às 12h
Sexta-feira: 7h30 às 11h30

Comentários

Casos de HIV e sífilis caem em Araxá em 2025; hepatite C registra aumento

por Gabinete do prefeito

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


O balanço dos exames reagentes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Araxá, divulgado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), aponta redução nos casos de HIV e sífilis em 2025, na comparação com 2024. Apesar da queda, a sífilis continua sendo a IST mais predominante no município. Em contrapartida, os dados revelam aumento nos registros de hepatite C, enquanto a hepatite B manteve estabilidade.

Em 2024, foram registrados 31 exames reagentes para HIV. Em 2025, esse número caiu para 25 casos. Já os exames reagentes para sífilis (VDRL) apresentaram queda expressiva, passando de 363 casos em 2024 para 300 em 2025, uma redução de aproximadamente 17%. Mesmo com a diminuição, a sífilis segue como a IST com maior número de registros em Araxá, mantendo o alerta para ações permanentes de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Os casos de hepatite B permaneceram estáveis. Tanto em 2024 quanto em 2025, foram contabilizados quatro exames reagentes. Diferentemente das demais ISTs, a hepatite C apresentou aumento. Em 2024, foram 7 casos reagentes, número que subiu para 11 em 2025.

A coordenadora do CTA, Roberta Duarte da Silva, explica que, apesar da redução geral nos números, a sífilis segue como a IST com maior registro no município. Ela também chama atenção para o aumento dos casos de hepatite C.

“A sífilis é uma infecção transmitida pelo contato sexual sem preservativo, por meio de lesões ou feridas na pele e nas mucosas, que muitas vezes não são visíveis. Ela também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto. Já a hepatite C, que apresentou aumento em relação a 2024, é transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado, podendo também ocorrer por via sexual em situações específicas. Em muitos casos, a infecção pode evoluir sem sintomas por longos períodos, o que reforça a importância da prevenção e do tratamento precoce”, explica.

Diminuição no número de testes

Além da variação nos casos reagentes, os relatórios também indicam redução no número total de testagens realizadas. Em 2024, foram contabilizados 1.201 exames, enquanto em 2025 o total caiu para 1.082 testagens, o que representa uma redução de 9,9%.

Roberta Duarte ressalta que a queda no número de exames exige atenção. “A redução nos casos não pode ser analisada isoladamente. Quando menos pessoas procuram o serviço para se testar, existe o risco de subnotificação. A testagem é fundamental para o diagnóstico precoce e para interromper a cadeia de transmissão”, afirma.

O CTA oferece testes rápidos, gratuitos e sigilosos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientação e acompanhamento. As testagens ocorrem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h às 8h, sem necessidade de agendamento, na Rua Calimério Guimarães, nº 850, Centro, anexo ao Laboratório Municipal.

Comentários

aulas da rede municipal começam na próxima quarta-feira

por Gabinete do prefeito

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


As aulas da rede municipal de ensino de Araxá retornam na quarta-feira (4), e, para garantir um início de ano letivo organizado e acolhedor, diretores, professores e coordenadores participam, nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), de reuniões pedagógicas e capacitações voltadas ao planejamento das atividades e à recepção dos alunos nas unidades escolares.

A rede municipal de ensino é composta por 64 unidades, entre creches, escolas, instituições conveniadas e anexos, que atendem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o período de férias escolares, as unidades passaram por uma série de serviços de manutenção e melhorias estruturais, visando oferecer ambientes mais adequados, seguros e funcionais tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. As ações integram o programa Caixa Escolar, que possibilita o repasse direto de recursos financeiros às instituições de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o planejamento pedagógico e os investimentos na infraestrutura são fundamentais para a qualidade do ensino. “Estamos trabalhando para que nossas escolas estejam preparadas não apenas do ponto de vista estrutural, mas também pedagógico. Nosso compromisso é oferecer um ambiente acolhedor, seguro e propício à aprendizagem, garantindo um início de ano letivo tranquilo para alunos, famílias e profissionais da educação”, destaca.

Comentários

Prefeitura de Araxá participa de encontro com governador Romeu Zema na Acia

por Gabinete do prefeito

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A Prefeitura de Araxá participou, na tarde desta sexta-feira (30), de um encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).

Na ocasião, o governador apresentou um balanço das ações do Governo de Minas ao longo da gestão e abordou os desafios enfrentados pelo Estado, em diálogo com empresários e autoridades locais.

A presença da Prefeitura no encontro reafirma o compromisso da gestão municipal em manter interlocução permanente com o Governo de Minas e com o setor produtivo, buscando soluções conjuntas que contribuam para o crescimento sustentável de Araxá e da região.

Estiveram presentes, representando o Município, o vice-prefeito Bosco Júnior; o procurador-geral, Jonathan Ferreira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ítalo Borges; o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Fabiano Santos Cunha; a secretária municipal de Turismo, Alda Sandra; a secretária municipal de Segurança Pública, Naiara Pacheco; a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Madalena Aguiar; a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA), Taciana Almeida; e o secretário municipal de Meio Ambiente e superintendente do IPDSA, Vinícius Martins; e a subsecretaria municipal de Esportes, Fernanda Pimenta.

Comentários

Aposentados passaram a receber dinheiro direto na conta

por TNH1

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


PicPay anunciou a devolução de R$ 2,1 milhões a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi necessária após a detecção de cobrança indevida de seguro prestamista nos empréstimos consignados

A correção, que abrangeu 4.340 apólices de seguro, foi parte de um esforço conjunto com o INSS para proteger os beneficiários.

O seguro prestamista é um produto financeiro que atua como garantia em casos de morte, invalidez ou desemprego, quitando as dívidas pendentes. Entretanto, ele foi aplicado de forma não autorizada nos contratos dos aposentados, o que levou à intervenção imediata do INSS e à consequente compensação financeira.

Os valores foram devolvidos nas contas bancárias dos aposentados ou diretamente em contas PicPay. Essa abordagem visa simplificar o reembolso, evitando transtornos adicionais para os beneficiários.

Comentários

calendário escolar oficial

por TNH1

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


O calendário escolar oficial de 2026 confirma a suspensão das atividades letivas no mês de fevereiro por conta do recesso de Carnaval. Conforme o documento, alunos do ensino fundamental e do ensino médio terão três dias consecutivos sem aulas, acompanhando o calendário nacional da festividade.

Os dias 16, 17 e 18 de fevereiro não são contabilizados como dias letivos. Com isso, as escolas devem reorganizar o cronograma pedagógico ao longo do ano para cumprir a carga horária mínima exigida por lei.

Secretarias de Educação costumam orientar que atividades administrativas retornem gradualmente na Quarta-feira de Cinzas, enquanto as aulas voltam oficialmente no dia seguinte.

O recesso de Carnaval é um dos poucos períodos de pausa coletiva dentro do primeiro semestre letivo. Em 2026, a folia acontece mais cedo, concentrando o impacto no início do ano escolar, especialmente para turmas que iniciam o período letivo em fevereiro.

Comentários

A partir de 01/02, Anatel altera cobrança para quem usa telefone para fazer chamadas

por TNH1

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


A partir de 1º de fevereiro, quem ainda usa telefone fixo passa a conviver com uma mudança silenciosa, mas importante, nas cobranças das ligações.

A Anatel alterou a forma como chamadas entre cidades são classificadas, o que muda o valor final da conta e simplifica regras que confundiam usuários há décadas.

Até então, cidades que compartilhavam o mesmo DDD nem sempre pertenciam à mesma área de tarifação. Isso fazia com que uma ligação entre municípios vizinhos fosse considerada interurbana, exigindo código de operadora e custo maior, mesmo sem grande distância geográfica.

Com a nova regra, cada DDD passa a representar uma única área local de cobrança. Na prática, se os dois telefones usam o mesmo código, a ligação é local, sem tarifas adicionais e sem a necessidade de discar números extras.

O impacto aparece diretamente no bolso. Chamadas que antes pesavam na fatura passam a custar menos, beneficiando principalmente empresas, repartições públicas e moradores de regiões onde o telefone fixo ainda é essencial.

Outra mudança prática é a discagem. Para ligações locais dentro do mesmo DDD, não será mais necessário informar o código da operadora. Basta digitar o número do telefone, como já acontece nos celulares.

A Anatel informa que, em regra, o número do telefone não muda. Alterações só podem ocorrer em situações pontuais, sempre com justificativa da operadora e aviso prévio ao consumidor.

A mudança será implantada de forma gradual em todo o país até meados de 2026. Segundo a agência, a medida moderniza a telefonia fixa, traz mais clareza às cobranças e reduz distorções criadas por um modelo antigo.

Na prática, a decisão reconhece que o uso do telefone fixo mudou, mas ainda faz diferença no dia a dia de milhões de brasileiros, especialmente em áreas com internet instável e cobertura móvel limitada em regiões do país.

Comentários

Telefones úteis

por

Postado em 31 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Delegacia de Polícia Civil: 3662-5655
Cartório eleitoral: 3662-9270
Caçambas - 99986-0199
C.T. Júlio Dário - 3662-3929
CAPs - 3691-7138
Uniaraxá - 3669-2000
Ambulância - 98824-3098 e 192
Santa Casa - 3669-5700
Prefeitura - 3691-7002
CAMTA - 98807-6474
Vera Cruz - 3669-2500
CBMM - 3669-3000
Casa do Caminho - 3662-5409
Táxi - 3661-2424
Bem Brasil - 3669-9019
Pscióloga - 98863-5255
Copasa - 3669-8042/3669-8000
Apae - 3662-3684
Grande Hotel - 3669-7000
Pousada Dona Beja - 3201-3000
Farmácia - 3661-3993
Cemig - 116
Copasa - 115
Corpo de bombeiros - 193
Polícia - 190
Pronto socorro - 192
Rodoviária - 3691-7126
Unileste - 3691-7103
Unisul - 3691-7142
Uninorte - 3691-7141
Unisa - 3691- 7185
Mercado Araxá - 3661 - 1185
CDI - 3662 - 7070
Igreja Matriz de São Domingos - 3662 - 4429
Igreja de São Sebastião - 3662 - 7177
Ministério do Trabalho - 3662 - 3169
Vigilância Ambiental - 9990-42475
Centro tecnológico Júlio Dário: 3662-3929

Ampara: 3612-1611
ACIA: 3669-1331
Girassol: 3662-2288
Bosch: 3662-8000
Fazendinha Senhor Jesus: 3662-1180
Grupo Polo: 3662-4772
Chico Buffet: 3662-4377

Comentários

E Araxá?

por José Antonio Luiz Filho

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Na entrevista concedida à TV Integração Romeu Zema falou sobre regularizações do seu governo. Não citou nada sobre Araxá. O amigo Caio, competente repórter, não fez perguntas nesse sentido.

Pode ser uma imagem de óculos, sala de redação e texto

Comentários

Comentários

por

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


José Lorena: Ê jose Antônio foi um grande amigo .que com seu carisma .conquistou muitas gente .com carinho e respeito .desde idosos e crianças faz muita falta .agora ê orar pela sua alma .descanse em paz Silmar Borges ..a saudade ê grande.

NR - Concordo inteiramente com você Ze. Silmar era o cavaleiro da alegria e o povo de Araxá gostava muito da sua pessoa.

Sebastião Pereira: Conheci pessoalmente; Djuba e Valter Natal.

NR - Sebastião tambem tive o prazer de conhece-los e Araxá teve uma vida muito movimentada no campo esportivo naquela epoca.

Haroldo Oliveira: Cheguei a jogar uma pelada com o Walter Natal, meu amigo, naquela quadra grossa do Clube Araxá.
Ganhamos todas!

NR - Imagino a sua satisfação em poder atuar ao lado do grande Walter, um verdadeiro privilegio.

Marcos Antonio Goulart: Nadir Barcelos ao lado goleiro.

NR - Muito obrigado pela informação. Na foto publicada do Caetitus o saudoso senhor Nadir está ao lado do goleiro Lazão. O nosso leitor Sebastião Pereira nos passou o nome do arqueiro.

Comentários

Volta Araxá Esporte!!!

por José Antonio Luiz Filho

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Após 13 anos, Araxá volta à elite em 90 e segura Cruzeiro no Mineirão |  globoesporte.com

1990, o Araxá voltava a primeira divisão do futebol mineiro. 

Em pé: Roberto Raad, Jose Cincinato, Wilson, Willham, Betão "o filho neto, hoje goleiro do Botafogo nos braços", Bolão, Carlão, Eurico, Ronaldo Gomes da Costa, Gilson Valeriano.

Agachados: Geraldo Touro, Calvex, Celso, Mauro, João Paulo e Italo Guerreiro.

A existencia do Araxá Esporte cria no minimo cem empregos diretos e proporciona a alegria de uma cidade inteira.

Comentários

Palestra

por

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Pode ser uma imagem de texto que diz "CONVITL CONVITE CONVITE τε CONVITE CONVITE Οιτε ΝνΣτε ιτε ACT GRASIL PALESTRA com O GOVERNADOR ROMEU ΖΕΛΛΑ ΕΧA SEXTA|30/01 | 30/01 | 14h00 Auditório da ACIA Araxá"

Comentários

Pelé, o craque café.

por José Antonio Luiz Filho

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022) - Artigo de - Grande Prémio

Dois gigantes do esporte brasileiro, em duas modalidades, o rei do futebol ao lado de Ayrton Senna, o maior piloto de Formula 1 da historia do nosso país.

 

Comentários

Obituário

por

Postado em 30 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs


+ Kelly Junia das Graças

+ Rosalina Maria de Jesus (Nenzinha da area 3)

+ Maria Abadia Firmino

 

Comentários