por TNH1
Postado em 19 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências estarão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro em todo o Brasil. A paralisação visa melhorias nos sistemas previdenciários, conduzidas pela Dataprev, responsável pela tecnologia da informação do INSS.
Além disso, os serviços digitais do Meu INSS, incluindo site, aplicativo e a Central Telefônica 135, estarão fora de serviço das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.
Para mitigar os efeitos da suspensão, o INSS organizará atendimento em fins de semana anteriores: 17 e 18, e 24 e 25 de janeiro, em todas as agências. Essa ação busca antecipar agendamentos e minimizar os impactos da interrupção temporária.
Aqueles que preferirem atendimento em dias úteis poderão remarcá-lo após o retorno dos serviços normais.
No período de suspensão, não será possível realizar diversos serviços, como protocolar requerimentos ou consultar benefícios no Meu INSS. Esta paralisação pode impactar prazos administrativos e a rotina de advogados que dependem dos sistemas.
As atividades deverão ser concluídas no final do dia 31 de janeiro. A partir desta data, espera-se que os serviços voltem a funcionar com maior estabilidade e segurança.
Comentáriospor
Postado em 19 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por Olhar Digital
Postado em 18 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por José Antonio Luiz Filho
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

por Itatiaia
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A filha secreta de Freddie Mercury, revelada em 2025 pela biógrafa Lesley-Ann Jones no livro Com Amor, Freddie (Rocco), morreu nesta quinta-feira (15), aos 48 anos. O falecimento foi confirmado pelo viúvo de B. - pseudônimo utilizado na biografia do pai para manter a privacidade da mulher - e pela própria biógrafa. A causa da morte foi um raro câncer na coluna vertebral.

Henri Castelli não vai perder o cachê previsto para receber da TV Globo após ser desclassificado do BBB 26 . As informações são de Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo.
Segundo o colunista, a emissora decidiu não aplicar qualquer tipo de punição ou cláusula contratual que acarretaria em perda de valores. A foi decidida nesta quinta-feira (15).

Rodrigo Bocardi disse, em entrevista ao Companhia Certa, da Rede TV!, que precisou inovar em seu trabalho como apresentador. A forma mais comum de fazê-lo já não lhe motivava e o jornalista contou que “pagou caro” pelas mudanças.

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Na Papelaria Regional, reunimos materiais escolares e obras da literatura clássica que inspiram reflexão e ampliam perspectivas.
Representatividade é presença que acolhe e pertencimento que fortalece.
Venha fazer uma visita à papelaria mais tradicional de Araxá e Região.
R. Calimério Guimarães, 341 - Centro
Ou entre contato. Vamos adorar te atender.
Telefone (34) 3662-3898
WhatsApp 34 9 99863898

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

por Itatiaia
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A multa eleitoral atualmente é fixada em R$ 3,51 por turno não justificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do valor baixo, o eleitor que não quitar essa pendência fica impedido de receber recursos e salários do serviço público; renovar matrícula em instituição de ensino do governo; ou aplicar para qualquer função que exija a comprovação de estar em dia com os compromissos eleitorais.
Para pagar a multa é preciso entrar no protal do TSE e acessar a
por Itatiaia
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen , afirmou nesta sexta-feira (16) que Europa e Brasil avançam na negociação de um acordo político voltado à cooperação em matérias-primas estratégicas, com destaque para terras raras, lítio e níquel. A iniciativa está inserida no fortalecimento da parceria entre as duas partes e é impulsionada pelo acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas a países que não apoiam o plano de anexação da Groenlândia, território pertencente à Dinamarca. O republicano afirma que precisa controlar a ilha para manter a segurança dos EUA

A intensidade dos protestos contra a República Islâmica do Irã diminuiu após uma forte repressão com milhares de mortos, afirmam organizações de monitoramento nesta sexta-feira (16).
Mais de três mil manifestantes foram mortos pelas forças de segurança, nas últimas três semanas, segundo o grupo de direitos humanos Iran Human Rights (IHR).

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado classificou como “histórica” e “extraordinária” a reunião realizada na quinta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump. Segundo ela, o encontro teve impacto não apenas para o futuro da Venezuela, mas também para a defesa da liberdade em escala global.

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por Itatiaia
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O meia Didi, conhecido como “Folha Seca” (pela forma como batia na bola) foi impedido de falar com a esposa, Guiomar Batista, durante o período de concentração para a Copa do Mundo.
Em razão da proibição, o jogador entrou em greve de fome. O gesto silencioso revelou a dependência emocional do maestro do meio-campo em relação à mulher que marcaria não apenas sua vida pessoal, mas também sua trajetória no futebol.
Guiomar Batista foi uma das mulheres mais emblemáticas do futebol brasileiro nos anos 1950 e início dos 1960.
A baiana era cantora de rádio e atriz de televisão em um tempo em que poucas mulheres ocupavam esse espaço público com autonomia.
Ela conheceu Didi nos bastidores da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro e casaram-se pouco depois. Ou, como diria Nelson Rodrigues, “Didi tornou-se o marido de Guiomar”, tamanha a influência que ela exercia sobre ele. “Não existe Didi sem Guiomar, nem Guiomar sem Didi”, escreveu o cronista.
por Itatiaia
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) denunciou o crescimento da xenofobia contra nordestinos nas redes sociais durante a corrida eleitoral de 2022. Segundo o levantamento, o discurso de ódio direcionado a esse grupo cresceu 821% durante o período.
Quanto mais se aproximava o dia das eleições, mais crescia o uso de termos pejorativos sendo associados à palavra “nordestino” nas publicações.
Foi observado também que durante o mês de outubro, quando aconteceram os dois turnos de votação, o número de postagens citando a região brasileira teve um salto e triplicou, em comparação aos meses anteriores.
Depois do crescente número de ataques a nordestinos, em novembro de 2022 o Brasil passou a considerar a prática de xenofobia um crime equiparado ao de racismo. Previsto na Lei Nº 9.459/97, enquadra aqueles que possam vir a praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. E, para quem comete xenofobia ou algum dos preconceitos previstos na lei, a punição pode variar de um a três anos de cadeia e multa.
Comentáriospor Dom Walmor
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
É sempre muito elevado, e a longo prazo, o preço que se paga pelos descompassos nas instituições, na família e em todos os contextos sociais. O descompasso é uma face da condição frágil e limitada do ser humano. Requer redobrada atenção e empenhos efetivos para sua superação e consequente reconfiguração de cenários.
Descompassos são processos que precisam do domínio e das luzes de análises especializadas e específicas, mas, ao mesmo tempo, devem ser do domínio comum, para promover uma sensibilidade social em novo patamar civilizatório. Os descompassos são, pois, uma ferida na alma da sociedade e um peso nas suas instituições e segmentos.
Importante é o conhecimento dos descompassos morais, de todo tipo, que impõem consequências nefastas ao funcionamento da organização social. O descompasso moral fecunda esquemas perversos de corrupção, pela força sedutora de se ter benefícios que alimentem a patologia de possuir sempre mais.
Escandalosos são os comprometimentos ético-morais no desempenho de serviços prestados ao bem comum. A representação pública sofre golpes terríveis e prejudiciais. O dinheiro é um vetor fortíssimo na alimentação de descompassos, ampliando desigualdades e distorcendo valores sociais.
Esses múltiplos descompassos pedem tarefa cidadã: o conhecimento das suas causas e comprometimento democrático e participativo da sociedade, pois o alto preço pago pelos descompassos atrasa e distancia a humanidade de seu verdadeiro horizonte.

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Rio Branco patrocina o Campeonato Mineiro, a principal competição de futebol do estado. Por meio da marca Rio Branco Energias, empresa pioneira do Grupo e dedicada à distribuição de combustíveis, a companhia adota o posicionamento “O combustível oficial do mineiro” e amplia sua visibilidade ao estampar a camisa dos árbitros e figurar no backdrop oficial das entrevistas.
Além de fortalecer a presença da marca no cenário esportivo, a iniciativa contribui para o desenvolvimento do futebol no interior de Minas Gerais e cria novas oportunidades de parcerias estratégicas. O apoio ao esporte faz parte da cultura organizacional do Grupo Rio Branco, que mantém uma atuação consistente tanto no âmbito competitivo, quanto social.
Segundo Andressa Santos, publicitária, jornalista e responsável pelo Marketing do Grupo, o patrocínio reflete um compromisso mais amplo com qualidade de vida e impacto social. “O incentivo ao esporte está no nosso DNA. Nossa contribuição vai além do campeonato: oferecemos vários benefícios aos colaboradores por meio do nosso Programa Equilíbrio, que estimula hábitos saudáveis, além da cessão da Bolsa Esporte, com aporte financeiro para a prática de atividades físicas. Também contamos com a Fundação Rio Branco, que desde 2003 já beneficiou mais de 18 mil crianças com projetos gratuitos de futsal, natação, ginástica rítmica e jiu-jitsu. Trata-se de um trabalho contínuo, não pontual”, destaca a gestora.
O Grupo Rio Branco atua por meio de diferentes frentes de negócios e impacto institucional. Além da Rio Branco Energias e da Fundação Rio Branco, integra o conglomerado a Rio Branco Empreendimentos, responsável por projetos que fomentam negócios e desenvolvimento urbano, como strip malls, loteamentos e áreas comerciais, e o Memorial Rio Branco, acervo dedicado à preservação da história do setor de distribuição de combustíveis, com bombas e veículos antigos que narram a trajetória do segmento. Possui 35 anos de história e tem atuação na região Sudeste e Centro-Oeste do país.
por TNH1
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A esteatose hepática, conhecida como gordura no fígado, está associada a fatores como sobrepeso, colesterol alto, diabetes e consumo excessivo de álcool. O tratamento envolve mudanças de estilo de vida, mas estudos indicam que alguns alimentos e bebidas podem colaborar com esse processo. Entre eles está o café, inclusive na versão descafeinada.
consumo regular da bebida pode reduzir o risco de doenças hepáticas. Isso ocorre porque o café é rico em compostos bioativos, como ácido clorogênico, kahweol e cafestol, que ajudam a modular processos inflamatórios e metabólicos.
Segundo nutricionistas, esses compostos diminuem a produção de gordura no fígado, estimulam a queima de ácidos graxos e reduzem o estresse oxidativo, que danifica as células hepáticas. Há ainda indícios de que a bebida contribui para a prevenção da fibrose, uma espécie de cicatriz que compromete o funcionamento do órgão.
Outro mecanismo associado ao café é o estímulo da autofagia, processo natural de renovação celular. Isso não significa que ele seja uma cura, mas pode funcionar como um aliado dentro de uma rotina saudável.
Especialistas recomendam duas a quatro xícaras por dia. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Ele pode ajudar, mas não substitui hábitos.
Comentáriospor TNH1
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Problemas de “Nova York” no Brasil? Uma infestação de ratos em Porto Alegre está preocupando os moradores e impactando o comércio local. Desde esta semana, os roedores têm sido avistados na Praça da Matriz, um importante ponto do Centro Histórico da cidade. A prefeitura realizou medidas para combater a praga, mas os resultados ainda são insuficientes.
Os roedores continuam a gerar desconforto e medo na população. A presença dos ratos tem afetado a rotina dos comerciantes da região. A capital gaúcha está sendo comparada a Nova York, cidade americana tomada pela praga.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre aplicou raticida em bueiros e lacrou buracos com terra e vegetação local. No entanto, isso não foi suficiente para erradicar o problema. Fatores como calor e descarte inadequado de lixo continuam a atrair roedores.
Além das ações tecnológicas, a cidade tem investido em campanhas educacionais para conscientizar a população sobre a importância de práticas de higiene e descarte correto de resíduos.

por TNH1
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de janeiro, a norma busca enfrentar o crescente número de mais de 30 milhões de animais abandonados no país, conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dados da OMS são preocupantes: cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos vivem em abandono no Brasil. Este cenário sublinha a necessidade de políticas de proteção animal.
A Lei nº 15.322 de 2026 marca uma nova etapa na proteção animal no Brasil. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legislação institui a Campanha Julho Dourado, voltada para promover a saúde de animais domésticos e de rua e combater zoonose
Com a oficialização da Campanha Julho Dourado, o Brasil avança em termos de proteção animal e saúde pública.
