por Gabinete do prefeito
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026 realizado em Araxá apontou índice predial de 3,4, classificando o município em média infestação. As análises foram realizadas entre os dias 5 e 9 de janeiro, período em que foram vistoriados 2.384 imóveis, com 74 residências positivas para focos do mosquito Aedes aegypti e 100 depósitos com presença de larvas.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde para o LIRAa, índices menores que 1% indicam baixa infestação, entre 1% e 3,9% média infestação, e acima de 3,9% alta infestação. Os bairros com maior predominância de focos foram, respectivamente, Centro, Pedra Azul e Novo Horizonte.
Já os principais tipos de depósitos encontrados foram vasos de plantas, pneus, tambores, latas, recipientes plásticos, bebedouros de animais e lixos diversos, todos considerados passíveis de eliminação dentro das próprias residências.
Segundo o supervisor dos Agentes de Endemias da Vigilância Ambiental, Paulo Henrique Honorato, o resultado acende a preocupação para um possível aumento de casos.
“O índice predial de 3,4 indica que já temos presença significativa do vetor e estamos em um nível de média infestação. Os focos continuam sendo encontrados em recipientes comuns, como vasos de plantas, pneus, tambores e bebedouros de animais. Não são locais de difícil acesso, o que acende o alerta para a necessidade de cuidados mais redobrados. O período chuvoso exige ainda mais atenção”, ressalta.
Com base no levantamento, as equipes de endemias já iniciaram a intensificação das ações nos quarteirões onde foram identificados imóveis positivos, reforçando o trabalho de orientação e eliminação de focos.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito, eliminando recipientes que possam acumular água e mantendo quintais e áreas externas sempre limpos, medida fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste ano, até o dia 13 de janeiro, foram registrados quatro casos de dengue em Araxá.
por Gabinete do prefeito
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Prefeitura de Araxá, em parceria com o SENAC, está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área de costura, que serão realizados na Praça da Família. As capacitações fazem parte das ações de qualificação profissional e geração de renda no município.
Estão disponíveis os cursos Básico de Costura e Acabamento e Costureiro (para quem já tem conhecimentos básicos), com aulas presenciais, no período da manhã (das 8h às 12h), e bolsas de 100% pelo Programa Senac de Gratuidade. Os cursos são voltados para pessoas a partir de 16 anos e não exigem idade máxima para matrícula.
As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. As inscrições acontecem enquanto houver disponibilidade de vagas, e deve ser realizadas diretamente no SENAC. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas no local.
Além do curso de corte e costura, a Praça da Família mantém cerca de 20 atividades semanais, como dança de salão, zumba, tai chi chuan, pilates, crochê, artesanato para festas, culinária e o programa Primeira Chance Emprega (em parceria com o Instituto Aprender). Para participar, basta comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço.
por Gabinete do prefeito
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Araxá (CMSA), reforça que as inscrições para o processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde, referente ao quadriênio 2026/2030, seguem abertas somente até terça-feira, dia 20 de janeiro.
O Conselho Municipal de Saúde é um espaço estratégico de participação popular, responsável por acompanhar, fiscalizar e contribuir para a formulação das políticas públicas de saúde no município, fortalecendo o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Podem se inscrever entidades representativas de usuários do SUS, trabalhadores da saúde e prestadores de serviços, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital, como tempo mínimo de existência e representatividade legal. Estão entre os segmentos aptos associações de moradores, organizações religiosas, movimentos sociais, sindicatos, conselhos profissionais, federações e demais entidades da sociedade civil organizada.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araxá, Ana Paula Nassif, destaca que o processo eleitoral é fundamental para garantir um conselho representativo e atuante.
“O Conselho Municipal de Saúde é um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva. A participação das entidades é essencial para que as decisões reflitam as reais necessidades da população e fortaleçam o SUS em nosso município”, ressalta.
A Subsecretária Municipal de Saúde, Samira Reis, também reforça a importância da mobilização das instituições dentro do prazo estabelecido.
“A participação social é um dos pilares da saúde pública. Um conselho forte, plural e comprometido contribui diretamente para a construção de políticas mais justas, eficientes e alinhadas com a realidade da população”, destaca a subsecretária.
O cronograma do processo eleitoral prevê:
• Inscrições: até 20 de janeiro
• Homologação das inscrições: 23 de janeiro
• Prazo para recurso: 26 de janeiro
• Análise dos recursos: 29 de janeiro
• Assembleia de eleição: 4 de fevereiro de 2026
A assembleia de eleição será realizada de forma presencial, com voto secreto, no Plenário da Câmara Municipal de Araxá, no dia 4 de fevereiro, das 8h às 12h.
O edital completo, com todas as orientações e documentos necessários para inscrição, está disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Araxá.
por TNH1
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Pesquisas recentes indicam que até pequenas fontes de iluminação, como a tela do celular, o brilho da TV ou a luz da rua, interferem no funcionamento do organismo e podem estar associadas a problemas de saúde.
Os dados mostraram que pessoas expostas à luz à noite apresentavam índices mais altos de obesidade, hipertensão e diabetes
Embora o estudo seja observacional, sem comprovar relação direta de causa e efeito, os cientistas apontam possíveis explicações biológicas. A luz noturna confunde o relógio interno do corpo, enfraquecendo o ciclo circadiano, responsável por regular sono, metabolismo e liberação de hormônios. Um dos afetados é a melatonina, substância que induz o sono e possui propriedades anti-inflamatórias.
Especialistas recomendam reduzir a exposição à luz durante a noite. Quando não for possível apagar tudo, o ideal é usar lâmpadas fracas, próximas ao chão e em tons quentes, como âmbar ou avermelhado.
Cortinas blackout, máscaras de dormir e reorganizar a posição da cama também ajudam a criar um ambiente escuro e favorável ao descanso profundo em casa

por
Postado em 17 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por José Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

por
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

1985 - Campanha eleitoral em frente à Igreja São Sebastião.
Comentáriospor
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

1980 - Rua Terêncio Pereira esquina com Rua Guarani, Bairro Santo Antonio. À direita o imóvel que foi a sede da Chácara de Lázaro Paulista.
Comentáriospor Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
![]()
Comentários
por Jose Antonio Luiz Filho
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs

por Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Dona Ruth reagiu à uma publicação de Gabriela Versiani, namorada de Murilo Huff , ao vê-la cuidando de Léo, filho do cantor com Marília Mendonça. Nessa quarta-feira (14), ela rasgou elogios à influenciadora.

A atriz Tânia Maria, de 79 anos, conheceu o cantor João Gomes , de 23, nesta quinta-feira (15). Em foto postada em seu Instagram, a atriz contou como foi a experiência e elogiou o artista.
“Amei conhecer! Ele é luz, simplicidade e um coração do bem”, escreveu Tânia na legenda de sua postagem. Ela recebeu um buquê de flores roxas, que combinaram perfeitamente com a roupa usada por ela na ocasião.

Os nomes brasileiros estão cada vez mais presentes nas premiações internacionais que envolvem a indústria cinematográfica. O mais recente nome cotado é o da atriz brasileira Ísis Valverde , natural de Minas Gerais. A mineira teria sido indicada ao prêmio de Pior Atriz Coadjuvante na próxima edição do Framboesa de Ouro , conhecida por nomear as piores produções do ano. A informação é do site especializado em notícias do cinema, World of Reel.

O cantor britânico Harry Styles levou os fãs à loucura ao anunciar o lançamento de seu novo álbum nesta quinta-feira (15). O disco terá 12 faixas e será lançado no próximo dia 6 de março.

A mãe do ator Henri Castelli ,Tereza Lincoln, teria passado mal após assistir as crises convulsivas sofridas pelo ator na última quarta-feira (13) no BBB 26 . A informação é da jornalista Gabriela Cabrini, divulgada durante o programa Fofocalizando, do SBT.

por Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
| Nascidos em | Data de pagamento |
| Janeiro | 15 de fevereiro |
| Fevereiro | 15 de março |
| Março e abril | 15 de abril |
| Maio e junho | 15 de maio |
| Julho e agosto | 15 de junho |
| Setembro e outubro | 15 de julho |
| Novembro e dezembro | 15 de agosto |