por
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Países da Europa enviaram militares para a Groenlândia nesta quinta-feira (15). A medida é uma resposta ao desejo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar o país a ilha do ártico..
Dois aviões dinamarqueses com tropas já haviam pousado na Groenlândia na quarta (14). Militares da Alemanha, França, Finlândia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suécia também foram enviados para a operação.

Depois de passar por grandes incêndios florestais , o estado de Victoria, na Austrália, foi atingido por chuvas torrenciais que caíram em um curto intervalo de tempo, causando inundações nesta quinta-feira (15). Carros foram arrastados para o mar e cerca de 6,5 mil casas ficaram sem eletricidade.

O dirigente do Hamas, Basem Naim, elogiou, nesta quinta-feira (15), a criação de um comitê de especialistas para administrar a Faixa de Gaza após a guerra. Ele afirmou que a medida pode contribuir para consolidar o cessar-fogo no território.

A Casa Branca divulgou, nesta quinta-feira (15), que o Irã suspendeu 800 execuções que estavam previstas. A decisão de Teerã teria sido motivada pelas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de recorrer à força militar.

Um agente do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE) disparou contra um imigrante venezuelano nessa quarta-feira (14) em Minneapolis, no estado de Minnesota. A cidade é a mesma em que membros do ICE mataram Renee Nicole Gold na semana anterior.

por Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Em uma competição marcada por juventude, explosão física e renovação constante, Dino Zoff escreveu um capítulo singular na história do futebol. O goleiro italiano é, até hoje, o jogador mais velho a conquistar uma Copa do Mundo.
O feito alcançado em 1982, quando levantou a taça aos 40 anos, como capitão da Itália.

Jogador mais novo:
Quando se fala em Copa do Mundo e recordes, muitos nomes legendários vêm à mente. Um dos mais lembrados desses é Pelé, que brilhou ainda adolescente no Mundial de 1958. Mas o título de jogador mais novo a entrar em campo em uma Copa do Mundo não pertence ao Rei do Futebol, e sim a um jovem norte-irlandês que entrou para a história em 1982
O jogador mais jovem a disputar uma partida oficial da Copa do Mundo é Norman Whiteside, da Irlanda do Norte. Ele entrou em campo na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, com apenas 17 anos e 41 dias de idade, superando o recorde que pertencia a Pelé desde 1958.

por Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
“Em relação ao número de doadores cadastrados em 2024, tivemos 171 cadastros. Em 2025, esse número subiu para 203. Já em relação aos doadores efetivados, ou seja, falecidos que vieram para a universidade”, disse a professora Pollyana Helena Vieira Costa.
Em 2024, a UFMG recebeu 21 doadores. Já em 2025, foram 27 — o maior número registrado desde o início do programa, em 1999.
“A gente recebe o contato para o agendamento da entrevista. O doador vem até a universidade, participa da conversa, assina o termo de doação, preenche os dados pessoais e autoriza a doação. Depois disso, ele recebe uma carteirinha de doador.”
Segundo Pollyana, a oficialização da doação ocorre em cartório, com acompanhamento da equipe da UFMG.
“A doação é extremamente importante porque peças de plástico, inteligência artificial ou realidade aumentada não suprem o que um corpo humano consegue trazer de informação.”
Comentáriospor Itatiaia
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A delegação do Águia de Marabá que disputou a Copinha sofreu um acidente de ônibus nessa quinta-feira (15), na cidade de Crixás do Tocantins, no Tocantins. O preparador físico da equipe, Hecton Alves, morreu no local.
O time sub-20 retornava para Marabá, no Pará, após ser eliminado na segunda fase da Copinha para o Juventude, nos pênaltis. Em nota oficial, o clube paraense informou que o ônibus se chocou com um caminhão que estava parado na estrada sem sinalização.
O técnico do Águia de Marabá Sub-20, Ronan Teyzer, ficou gravemente ferido no acidente. Ele “foi levado ao hospital e recebe os devidos cuidados”, disse o clube.

por
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por Jornal O Tempo
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Estudo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) mostra que o crescimento no número de suicídios no estado – como noticiado por O TEMPO – coincide com a falta de estrutura da saúde pública para lidar com o adoecimento mental. Levando em conta a realidade em 66 microrregiões, o estado tem verdadeiros desertos assistenciais com uma distribuição desigual dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e baixa oferta de psiquiatras.
Nos casos mais extremos, há áreas com um único centro para atender uma população de 200 mil pessoas. Também é comum encontrar áreas com um único psiquiatra para cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostrou que quanto mais restrita a rede assistencial, maiores as taxas de mortes desse perfil.
O estudo do TCE mostrou ainda falta de psiquiatras no estado
Minas Gerais tem 453 Caps, sendo 65 destinados ao atendimento de crianças e adolescentes. O estado afirma ainda oferecer apoio técnico aos municípios.
Comentários
por Jornal O Tempo
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que deve ser concluída no decorrer do primeiro semestre deste ano, não deve gerar grandes impactos às tarifas pagas pelos consumidores. A afirmação foi feita pela recém-empossada presidente da empresa, Marília Carvalho de Melo,
Vale lembrar que as tarifas da companhia entraram em 2026 já com um aumento médio de 6,56%, que foi aprovado dentro do 3º processo de revisão tarifária pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) no final de dezembro. Os novos valores entram em vigor no dia 22 de janeiro.
Segundo Marília Melo, o valor das tarifas, reajustados anualmente para correção inflacionária, também vão depender, diretamente, dos investimentos que serão realizados. Ela lembrou do plano de aportes da companhia que, até 2030, deverá concluir um ciclo de R$ 21 bilhões investidos. “E isso traz aí avaliações que geram na tarifa possibilidades de valores mais atrativos”, frisou Carvalho de Melo.
Marília destacou que os valores serão definidos pela Arsae, agência que ganhou nova roupagem após a tramitação do projeto de lei da desestatização da Copasa na Assembleia Legislativa (ALMG). “A Arsae vai regular. Isso é normal. Em qualquer outro setor é assim”, disse ao citar como exemplo a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para ela, o bom funcionamento da agência reguladora, inclusive, será essencial. “A grande questão é: a regulação no Brasil precisa ser forte, independente de interferências políticas. É isso que garante uma fiscalização para prestação de serviço adequada”, ponderou.
Comentários
por
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Na Papelaria Regional, reunimos materiais escolares e obras da literatura clássica que inspiram reflexão e ampliam perspectivas.
Representatividade é presença que acolhe e pertencimento que fortalece.
Venha fazer uma visita à papelaria mais tradicional de Araxá e Região.
R. Calimério Guimarães, 341 - Centro
Ou entre contato. Vamos adorar te atender.
Telefone (34) 3662-3898
WhatsApp 34 9 99863898

por Gabinete do prefeito
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Com a alternância frequente entre chuva, frio e períodos de sol, comuns nesta época do ano, a população precisa redobrar os cuidados com a saúde. As mudanças bruscas de temperatura, variações de umidade e maior circulação de vírus e mosquitos favorecem o surgimento e o agravamento de algumas doenças, especialmente as respiratórias e alérgicas.
De acordo com o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro, Dr. Leirston Paulo da Silva, quadros como rinite alérgica, alergias de pele, resfriados, gripes e pneumonias tendem a se tornar mais frequentes, além da piora de condições crônicas, como DPOC e enfisema. “O organismo sofre mais com essas oscilações do clima. O corpo precisa se adaptar rapidamente às mudanças de temperatura, o que acaba favorecendo crises alérgicas, infecções respiratórias e o agravamento de doenças já existentes”, explica.
O médico alerta ainda que o período de calor associado às chuvas contribui para o aumento das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Essas condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito, o que exige cuidados constantes com os ambientes e atenção aos primeiros sintomas”, ressalta.
Crianças, idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares precisam de cuidados especiais. Segundo o Dr. Leirston, manter boa hidratação, alimentação equilibrada, evitar poeira, mofo e ambientes fechados, além de reduzir o contato com fumaça e cigarro, são medidas simples que ajudam a prevenir complicações. “Hábitos saudáveis, aliados ao cuidado emocional, fortalecem o organismo e reduzem o risco de adoecimento”, destaca.
Em relação aos sintomas, o médico orienta que sinais como tosse, coriza, dor de cabeça, dor no corpo e febre são comuns, mas merecem atenção quando evoluem. “Dificuldade para respirar, respiração acelerada, sonolência excessiva, confusão mental ou, no caso das crianças, choro intenso e dificuldade para se alimentar, são sinais de alerta e exigem avaliação médica imediata”, orienta.
A Prefeitura de Araxá reforça que as unidades de saúde estão preparadas para orientar e atender a população, garantindo cuidado e acompanhamento neste período de maior instabilidade climática.
por Gabinete do prefeito
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Prefeitura de Araxá disponibiliza as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026, com opção de emissão online e desconto para quem optar pelo pagamento em cota única.
Neste ano, o contribuinte que quitar o imposto à vista até o dia 31 de março terá desconto de 7,5%. A data também corresponde ao vencimento da primeira parcela para quem escolher o parcelamento.
O IPTU 2026 poderá ser dividido em até 10 parcelas mensais e iguais, desde que cada parcela tenha o valor mínimo correspondente a 1 Unidade Fiscal da Prefeitura de Araxá (UFPA). Em 2026, a UFPA está fixada em R$ 75,15.
Os carnês físicos continuarão sendo entregues pelos Correios, com previsão de envio a partir da segunda quinzena de fevereiro, podendo haver alterações no cronograma. Já as guias para pagamento estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Araxá, sem mudanças no sistema de acesso. Para emitir, o contribuinte deve acessar o link “Imobiliário” na página principal e, em seguida, “Guias de IPTU”, informando o número da inscrição, endereço do imóvel ou CPF/CNPJ.
Reajuste previsto em lei
Os valores do IPTU 2026, assim como da Taxa de Coleta de Lixo e da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, foram reajustados em 4,41%, conforme previsto em lei, com base no IPCA-Especial apurado no exercício de 2025.
Em termos proporcionais, o desconto para pagamento à vista é cerca de 70% superior ao percentual de reajuste aplicado, o que representa um benefício real ao contribuinte.
Isenção do IPTU
Podem solicitar a isenção do IPTU os proprietários que atendam aos seguintes critérios:
• o imóvel deve possuir área construída inferior a 200 m²;
• a renda familiar deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos;
• o proprietário deve ser aposentado;
• o imóvel deve ser o único bem do proprietário e utilizado como moradia da família.
As solicitações de isenção do IPTU 2026 poderão ser realizadas a partir do mês de abril, conforme os procedimentos estabelecidos pela legislação municipal.
Informações e atendimento
Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Tributos da Prefeitura de Araxá, pelo telefone (34) 3668-0610
por Gabinete do prefeito
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) realiza, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2026, o projeto “Férias no Museu”, uma programação especial voltada para crianças durante o período de férias escolares. As atividades acontecem das 14h às 16h, no Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá, com entrada gratuita.
São 60 vagas limitadas para crianças a partir de 3 anos, com inscrições realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone (34) 99257-0982. Durante a programação, os participantes deverão estar acompanhados por um responsável.
A iniciativa oferece uma experiência educativa e interativa, com tour guiado, contação de histórias, oficina de desenho, oficina de pintura e várias outras atividades. O objetivo é estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, além de despertar o interesse pela história local de forma lúdica e envolvente.
Serviço:
Projeto: Férias no Museu
Datas: 20, 21 e 22 de janeiro de 2026
Horário: 14h às 16h
Local: Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá – Av. Vereador João Sena, 98 – Centro
Público-alvo: crianças a partir de 3 anos
Vagas: 60 crianças por dia, mediante agendamento prévio pelo telefone (34) 99257-0982
Parcerias: Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes
Entrada gratuita
por Gabinete do prefeito
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Prefeitura de Araxá está investindo na renovação de mobiliários e equipamentos das escolas municipais, beneficiando unidades escolares e anexos da rede de ensino. A iniciativa tem como objetivo oferecer ambientes mais confortáveis, modernos e funcionais, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.
A ação contempla a substituição de móveis essenciais, como carteiras escolares e conjuntos para refeitórios, além da aquisição de eletrodomésticos e equipamentos, entre eles refrigeradores, máquinas de lavar, micro-ondas, fogões e aparelhos de ar-condicionado. De acordo com a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o trabalho segue um planejamento contínuo de reposição e manutenção, evitando a deterioração dos itens ao longo do tempo.
“Durante todo o ano realizamos reposições conforme a necessidade de cada escola. Se uma unidade precisa de uma geladeira, ela é substituída; se outra demanda armários ou outros equipamentos, também providenciamos. Nosso foco é a manutenção constante, e não apenas uma compra pontual anual”, destaca a secretária.
Somente em 2025, a Prefeitura de Araxá investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de mobiliários, eletrodomésticos e equipamentos para reposição, reforçando o compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar da comunidade escolar.
![]()
por
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por G1
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Clube disputou a competição deste ano e chegou até a segunda fase
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/u/V/OdqETVQqC4UuzeIYANqg/491440314-17963678882875733-5027251092457679632-n.jpg)

GOIApós goleada na estreia, Goiás empata com o CRAC
Marcelo Paz volta a procurar o São Paulo para uma transferência
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/r/L/q5AnATRbmAyfw287taAA/g96cll2wkaaaczn.jpg)
Valor é referente ao direito de imagem que o meia receberia em seu último contrato no clube rubro-negro, antes de se transferir para o Zenit

Seleção brasileira venceu por 8 a 3 e enfrentará o Chile na decisão, no sábado, no Allianz Parque

Uruguaio disse que trabalha para grupo assimilar suas ideias e chegar bem para a disputa do nacional

Lateral de 17 anos vem sendo titular no começo do trabalho de Tite e marcou o primeiro gol com a equipe profissional neste ano


SBDTricolor vence a primeira na temporada em noite chuvosa no Morumbis; camisa 10 começa fora, marca e comemora junto de Hernán Crespo

MFCAtacante, que negocia com o Bournemouth, é destaque em jogo no qual o Vasco teve Piton expulso no primeiro tempo

CORLiderado por Jhon Jhon e Lucas Barbosa, Massa Bruta não toma conhecimento do Timão e vence por 3 a 0 na segunda rodada do estadual

AAFAranha garante classificação do Verdão às oitavas de final; adversário será o Ituano
Pedro Lourenço falou sobre investida do Flamengo pelo atacante celeste e revelou que Tite vai usar titulares contra o Uberlândia, no sábado


por Agência Brasil
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Pela decisão, a proibição alcança também parentes dos assessores parlamentares do responsável pela emenda. A vedação alcança ainda outros tipos de pessoas jurídicas, como empresas que tenham entre os sócios ou dirigentes familiares ou cônjuges de congressistas, prestadores de serviço e fornecedores.
Tal prática “desnatura por completo a finalidade constitucional das emendas, como também esvazia a impessoalidade, degrada a legitimidade da despesa e alimenta a desconfiança da sociedade nas instituições democráticas”, acrescentou o ministro. Ele afirmou ainda que a medida visa impedir a prática de nepotismo e de improbidade administrativa.
No início da decisão, o ministro citou levantamento publicado na quarta-feira (14) pelo jornal O Globo, segundo o qual as emendas destinadas a Organizações Não Governamentais (ONGs) chegaram a R$ 3,5 bilhões na atual legislatura, 410% a mais do destinado em toda a legislatura anterior, entre 2019 e 2022. O valor é também mais que o triplo das emendas destinadas a estados e o Distrito Federal.
Após citar esse aumento, Dino afirmou que “avolumam-se indícios graves de malversação de verbas públicas, com a destinação de recursos para a satisfação de interesses privados”. O ministro lembrou que já havia bloqueado os repasses a ONGs sem sede comprovada.
![]()
por Agência Brasil
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Uma solicitação da defesa de Jair Bolsonaro de “prisão domiciliar humanitária” foi o que levou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a determinar a transferência do ex-presidente da República para a Complexo Penitenciário da Papuda.
Após ser condenado a mais de 27 anos de prisão, Bolsonaro estava preso na Superintendência da Polícia Federal, de onde foi transferido nesta quinta-feira (15) para a Papudinha, como é conhecida a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
No despacho, o ministro lembrou que o ex-presidente estava custodiado em condições bem melhores do que outros presos condenados por participação na tentativa de golpe de estado de 2023 e ressaltou que Bolsonaro que irá para um ambiente com melhores qualidades.
A cela individual da Polícia Federal onde o ex-presidente cumpria a pena é de 12m², com banheiro privativo, água corrente e aquecida; televisão a cores; ar-condicionado; frigobar; médico da PF de plantão 24 horas por dia; autorização de acesso médico particular 24h; autorização para realização de fisioterapia; banho de sol diário e exclusivo; visitas reservadas sem a presença dos demais presos, entre outros benefícios.
Além disso as acomodações incluem cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV.
![]()
por Agência Brasil
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A plataforma Não Me Perturbe, criada pelo setor de telecomunicações, fechou o ano de 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de oferta de crédito consignado.
Durante o ano passado, o número de telefones cadastrados na plataforma aumentou em 1,7 milhão, registrando quase 5 mil cadastros por dia, segundo informou nesta quinta-feira (15) à Agência Brasil a Conexis Brasil Digital, por meio de sua assessoria de imprensa.
O usuário que quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing com ofertas de serviços de telecom e crédito consignado deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/, pelo aplicativo Não Me Perturbe ou por meio dos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
Comentáriospor Agência Brasil
Postado em 16 de Janeiro de 2025 às 09:00 hrs
O Brasil destinou cerca de R$ 2,2 bilhões em 2025 para a quitação de contribuições obrigatórias a organismos internacionais, informou nesta quinta-feira (15), em Brasília, o Ministério do Planejamento e Orçamento. O dinheiro também foi usado em integralizações e recomposições de cotas em bancos de desenvolvimento e fundos multilaterais.
No âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), o país quitou integralmente compromissos com o orçamento regular, missões de paz e mecanismos judiciais vinculados à ONU, passando a integrar um grupo restrito de nações totalmente adimplentes com a organização. Também foram honradas contribuições a agências especializadas em áreas como saúde, educação, trabalho e migração.
Comentáriospor Agência Brasil
Postado em 16 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A produção brasileira de veículos - o que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões - registrou alta de 3,5% no ano passado, somando 2,64 milhões de unidades. A informação foi divulgada hoje (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As vendas totalizaram 2,69 milhões de unidades, o que representou aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Quanto às exportações, o crescimento foi de 32,1%, com quase 529 mil unidades comercializadas no período.
No mês de dezembro, os emplacamentos de veículos tiveram crescimento de 17,1% em relação a novembro e de 8,5% em relação ao mesmo mês de 2024, com 279,4 mil unidades comercializadas.
As exportações, no entanto, caíram 47,7% na comparação mensal e 38,1% na comparação anual, com 18,7 mil unidades vendidas.
Quanto à produção, a queda foi de 15,8% em relação a novembro e de -3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com 184 mil unidades produzidas.
![]()
Comentários