por Itatiaia
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
As dores mais associadas ao estresse são dor de cabeça do tipo tensional, dores na região cervical e lombar, nos ombros e dores musculares difusas. Também podem surgir desconfortos na mandíbula, dores abdominais funcionais e agravamento de quadros como enxaqueca e fibromialgia. Essas manifestações costumam aparecer ou piorar em períodos de maior pressão emocional.
“A dor pode surgir como uma forma de o corpo expressar um sofrimento emocional que não está sendo elaborado”, explica Ana Flávia à Itatiaia. Em pessoas que já convivem com dor crônica, esse desequilíbrio tende a tornar as crises mais frequentes.
A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa. Fatores genéticos, emocionais e psicológicos influenciam essa percepção. Pessoas mais ansiosas, perfeccionistas ou submetidas a pressão constante costumam manter o sistema nervoso em estado de hiperatividade, o que aumenta a sensibilidade à dor.
Comentáriospor Itatiaia
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
As autoridades sanitárias do Vietnã finalizaram as avaliações técnicas e concederam habilitação para mais quatro frigoríficos brasileiros exportarem carne bovina com osso e desossada . Com a medida, o número de plantas autorizadas no país saltou de quatro para oito para atender à demanda vietnamita.
A expansão contempla diferentes regiões do país, reforçando a capilaridade da produção nacional. De acordo com o anúncio, as novas habilitações estão distribuídas da seguinte forma:
Essas unidades somam-se às quatro que já operavam anteriormente, localizadas em Goiás (3) e Mato Grosso (1).

por
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
por Itatiaia
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o programa que paga um bônus aos servidores para tentar reduzir a fila de pedidos de benefícios, com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (13). Chamado de Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) , a medida cria uma fila nacional para pedidos de aposentadorias, auxílio doença e realização da renda do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Comentáriospor Itatiaia
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , alertou nesta terça-feira (13) o Irã contra a execução de manifestantes. O republicano afirmou que Washington tomaria “medidas fortes” caso o regime iraniano prossiga com as execuções de detidos.

A Rússia emitiu um alerta sobre as possíveis consequências de uma eventual ação militar dos Estados Unidos contra o Irã. Em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, Moscou condenou o que classificou como “interferência externa subversiva” de Washington nos assuntos internos do país persa.

O chefe de segurança nacional do Irã, Ali Larijani, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um dos “principais assassinos do povo iraniano”. A mensagem foi publicada em uma rede social, nesta terça-feira (13).

Em meio à insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em anexar o país à Groenlândia , o primeiro-ministro da ilha, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que os groenlandeses preferem permanecer com a Dinamarca.

Uma série de ondas intensas atingiu o litoral da província de Buenos Aires, na Argentina, e deixou ao menos uma pessoa morta e outras 35 feridas nessa segunda-feira (12). O avanço da maré causou destruição nas praias de Mar del Plata, Santa Clara del Mar e Mar Chiquita.

por Itatiaia
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O número de pessoas em situação de rua em Minas Gerais teve um crescimento relevante desde 2020, no início da pandemia de Covid-19, até 2025. Dados de um levantamento de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, com base no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), mostra que a população em situação de extrema vulnerabilidade saiu de 23.433 para 33.139 em meia década, um crescimento de 41%.
o estado está atrás apenas de São Paulo (150.958) e Rio de Janeiro (33.656). No Brasil como um todo também houve um salto no período pesquisado, de 194.824 para 365.882, um avanço de 87%.
Belo Horizonte é a terceira cidade do país com o maior número de pessoas em situação de rua, com 15.474 registros no CadÚnico

por
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Vice-governador e ex-secretário estadual, Mateus Simões é o nome apoiado por Romeu Zema para suceder a gestão do Novo. Trabalha para se viabilizar como alternativa de centro-direita e atrair uma coalizão ampla de partidos após filiação ao PSD.
Senador em primeiro mandato, Cleitinho Azevedo lidera sondagem eleitoral, com forte presença nas redes sociais. Teve atritos com a família Bolsonaro, o que pode afetar seu apoio partidário.
Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil é o principal nome da centro-esquerda no estado. Disputou o governo do estado em 2022 e mantém alinhamento nacional com Lula.
Reeleita no primeiro turno de 2024, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, é professora emérita e ex-reitora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Foi deputada federal pelo PT por três mandatos.
Jornalista e advogado, o pré-candidato emedebista foi vereador por dois mandatos em Belo Horizonte. Gabriel Azevedo foi presidente da Casa municipal entre 2023 e 2024
Ex-governador de Minas Gerais e ex-senador, o deputado federal Aécio Neves foi um dos principais nomes nacionais do tucanato, tendo disputado a Presidência da República em 2014.
Comentários
por Jornal O Tempo
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Entre elas, destavam-se: orientação à população sobre transmissão, prevenção e tratamento; oferta de tratamento conforme protocolos vigentes; e ações educativas e campanhas informativas por mídias institucionais. O tratamento, em alguns casos, pode incluir uso de permetrina tópica e ivermectina.
Questionada sobre a situação da doença em Minas Gerais, a SES-MG afirmou que a doença “não é de notificação compulsória” e que, por esse motivo, “não há levantamento consolidado do número de casos”. No entanto, explicou que surtos são definidos como “dois ou mais casos com vínculo epidemiológicos” e que “devem ser comunicdados pelos municípios à SES-MG.
A escabiose (sarna humana) é uma parasitose causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio ocorre somente entre humanos, por contato direto com pessoa infectada ou com roupas e objetos contaminados — e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o contato precisa ser prolongado para que a transmissão ocorra.
Ainda conforme a SBD, a fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. Após o macho morrer, a fêmea penetra na pele e cava um túnel, onde permanece por cerca de 30 dias, depositando ovos. Quando eles eclodem, liberam larvas que retornam à superfície para completar o ciclo, em um processo de maturação que dura 21 dias. A entidade também ressalta que animais como gatos e cachorros não transmitem a sarna humana.
por Lauro jardim
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Romeu Zema vai deixar o governo de Minas Gerais em 22 de março, duas semanas antes do prazo final de desincompatibilização para a disputa da eleição deste ano. Um evento em Belo Horizonte está sendo preparado pela sua equipe para marcar a data.
Vice mais cobiçado pela direita, Zema vai começar a rodar o Brasil como candidato a presidente a partir daí.
De acordo com seus auxiliares, será "o momento da virada de chave" de sua pré-campanha.
por
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Na Papelaria Regional, reunimos materiais escolares e obras da literatura clássica que inspiram reflexão e ampliam perspectivas.
Representatividade é presença que acolhe e pertencimento que fortalece.
Venha fazer uma visita à papelaria mais tradicional de Araxá e Região.
R. Calimério Guimarães, 341 - Centro
Ou entre contato. Vamos adorar te atender.
Telefone (34) 3662-3898
WhatsApp 34 9 99863898

por G1
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Tricolor tem acerto para maio de 2026 e abriu negociações para antecipar a contratação
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/j/w/MpB1PBSnSATaOJofmFMw/agif25100119331356.jpg)
Volante tem previsão de estrear contra o Atlético-MG, no fim de janeiro
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/0/v/cqyJBuSKAeqBezI5IZuQ/55039750063-4e01fdaddd-k.jpg)
Internamente, clube vê no volante potencial para uma venda alta; comissão técnica deve dar mais oportunidades ao garoto de 19 anos na temporada
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/q/I/skmTSxSVufMxscDYiGnw/rib1160.jpg)
Substituto de Xabi Alonso, Álvaro Arbeloa estreia nesta quarta-feira no comando do Real Madrid
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/m/z/Ae4vSzQ7egVUtBs9ONMA/sem-titulo.jpg)
Meio-campista está com o elenco para o jogo desta quarta-feira, contra o Palmeiras, em Barueri
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/6/7/T0ZjgwRMSxxiSteiXgOA/54772485535-f68a8323ec-o.jpg)
Seleção atropela melhor defesa do campeonato, vence por 15 a 5 e se garante entre as quatro melhores do Mundial. Equipe enfrentará o México

Diretorias terão novo encontro nesta semana para tentar encontrar meio-termo entre proposta rubro-negra e pedida dos ingleses

Na vigésima temporada consecutiva na cobertura da categoria, jornalista participará de todas as 15 transmissões da TV Globo e de outras seis do sportv

Segundo Pedro Daniel, em nenhum momento o Galo foi ao mercado oferecer o jogador

Clube mineiro tem pedido sobre marca negado, e tradicional bloco de carnaval pernambucano seguirá usando a marca "Galo Folia"

Lateral-direito uruguaio tem acordo com o Timão por quatro temporadas

por
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Polícia Federal faz buscas, nesta quarta-feira (14/1), em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e familiares dele em São Paulo. O objetivo da segunda fase da operação Compliance Zero é apurar a prática dos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais.

por Gabinete do prefeito
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Em reconhecimento aos avanços da rede municipal em aprendizagem, atendimento e redução de desigualdades educacionais, a Secretaria Municipal de Educação de Araxá conquistou pelo terceiro ano consecutivo uma complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) — Valor Ano Aluno Resultado (VAAR) de R$ 9.279.260,83. Entre os 853 municípios mineiros, Araxá está entre os contemplados com este recurso, que reconhece avanços na qualidade do ensino das escolas públicas.
O VAAR é um indicador que leva em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o número de alunos matriculados, servindo como parâmetro para avaliar a eficácia das ações educacionais. Para receber a complementação, o município precisa comprovar evolução em indicadores de atendimento, aprendizado e redução de desigualdades educacionais; implementar o cargo de diretor escolar com critérios técnicos e participação da comunidade; garantir a participação de pelo menos 80% dos estudantes em avaliações nacionais; atuar em regime de colaboração com o Estado e alinhar o currículo às referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A secretária de Educação, Zulma Moreira, destaca que o VAAR representa mais do que recursos financeiros, sendo também um estímulo à melhoria contínua do ensino.
“Esse valor adicional é uma conquista que demonstra o resultado do trabalho realizado nas escolas municipais. Ele vai permitir investimentos estratégicos, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, com foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria do ambiente escolar”, afirma.
O prefeito Robson Magela reforça que a complementação do Fundeb reflete o esforço da gestão em fortalecer a Educação Municipal e ampliar oportunidades para todos os estudantes.
“O reconhecimento pelo VAAR é consequência de ações que a administração municipal está realizando, como reformas de escolas, ampliação de unidades, entrega de materiais e uniformes e valorização dos profissionais da educação. Nosso objetivo é que todos os alunos tenham acesso a ensino de qualidade e a melhores condições de aprendizado”, destaca o prefeito.
O recurso recebido será aplicado na manutenção e em investimentos nas escolas da Rede Municipal, reforçando projetos pedagógicos, infraestrutura e ações voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes.
por Gabinete do prefeito
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
A Prefeitura de Araxá realizou a posse de 76 novos servidores aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (13). A nomeação integra a terceira fase de convocações do concurso realizado em 2023. O certame foi prorrogado no fim de 2025 e tem validade até 2027. As convocações fazem parte de um planejamento que acompanha a abertura de vagas decorrentes de aposentadorias, afastamentos e demandas da rede de ensino.
A posse contou com a presença do prefeito de Araxá, Robson Magela, do vice-prefeito Bosco Júnior, da secretária de Educação Zulma Moreira, do presidente da Câmara Raphael Rios e de outros vereadores e servidores da educação.
Entre os cargos nomeados estão 10 auxiliares de serviços gerais (ASGs), dois motoristas, nove auxiliares de secretaria, 41 professores da educação básica dos anos iniciais, três professores de Matemática dos anos finais, um professor de Língua Portuguesa dos anos finais, um professor de Geografia dos anos finais, dois nutricionistas escolares, dois psicólogos escolares e cinco supervisores pedagógicos.
Para a secretária Zulma Moreira, a medida contribui para a estabilidade do serviço público e fortalece o vínculo entre os profissionais, as escolas e a comunidade escolar, impactando diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido nas unidades de ensino. “O servidor efetivo dá estabilidade ao serviço público e cria vínculo com a escola e com a comunidade onde trabalha. Essa vinculação resulta em um trabalho melhor e em ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem”, afirma.
O prefeito Robson Magela destaca que a posse dos novos servidores reafirma o compromisso da gestão com uma educação pública estruturada, com valorização dos profissionais e fortalecimento da rede municipal de ensino.
“A educação de Araxá é referência nacional e a efetivação de novos servidores garante continuidade, planejamento e mais qualidade no atendimento às nossas crianças e famílias. É um passo importante no presente e no futuro da educação de Araxá. Além de fortalecer o funcionamento da rede municipal, a medida assegura mais segurança aos servidores, possibilitando melhores condições de planejamento profissional”, ressalta.
![]()
por Gabinete do prefeito
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon Araxá) divulgou a pesquisa comparativa de preços de materiais escolares referente ao ano de 2026. O levantamento tem como objetivo auxiliar os consumidores no período de volta às aulas, demonstrando a variação de preços dos produtos em relação ao ano de 2025.
A pesquisa considerou preços praticados para pagamento à vista e apontou tanto reduções quanto aumentos expressivos em diversos itens, reforçando a importância de pesquisar antes de efetuar as compras.
Entre os produtos que apresentaram redução de preços, destaca-se o apontador com depósito, de marca alternativa de menor valor, que teve queda de 34%, passando de R$ 1,50 em 2025 para R$ 0,99 em 2026. Outro item com diminuição significativa foi a tesoura sem ponta, cabo plástico, das marcas Tramontina/Mundial, que registrou redução de 43%, variando de R$ 11,50 para R$ 6,50 no mesmo período.
Por outro lado, alguns produtos apresentaram aumentos expressivos. A borracha branca, de marca alternativa de menor valor, teve aumento de 140%, subindo de R$ 0,25 em 2025 para R$ 0,60 em 2026. Já a caneta hidrocor grande, embalagem com seis unidades da marca Faber-Castell, registrou aumento de 127%, passando de R$ 10,11 para R$ 23,00.
De acordo com o Procon de Araxá, os dados demonstram que a pesquisa de preços continua sendo a principal ferramenta para garantir a economia. O órgão orienta ainda que os consumidores comparam valores entre estabelecimentos, avaliem marcas alternativas e evitem compras por impulso, contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar neste período de volta às aulas.
A lista completa de produtos e seus valores pode ser encontrada na sede do Procon; praça Coronel Adolfo, nº 28, Centro, ou solicitada pelo e-mail ( procon@araxa.mg.gov.br ).
por Agência Brasil
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O advogado Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele foi convidado para assumir o cargo em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (13), segundo nota do Palácio do Planalto. 

![]()
por TNH1
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Consequência para fake news? Quem nunca recebeu mensagens de notícias falsas por Whatsapp? O perigo da desinformação é real e pode levar a sérias consequências.
Com isso, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende criminalizar a produção, divulgação e o compartilhamento de notícias falsas sobre temas de interesse público relevante, prevendo pena de até três anos de prisão e multa para quem espalhar.
O texto, registrado como PL 2051/24, estabelece detenção de seis meses a três anos quando a informação for manifestamente falsa e tiver como objetivo distorcer gravemente a realidade em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e economia. A pena pode ser triplicada se houver risco direto à vida ou à integridade das pessoas.
Além de punir indivíduos, a proposta impõe obrigações às plataformas digitais e provedores de conteúdo que atuam no Brasil ou no exterior. Eles deverão remover publicações falsas em até 24 horas após denúncia, adotar políticas transparentes, divulgar critérios de moderação e colaborar com autoridades, fornecendo dados de autoria quando houver indícios de crime.
Comentáriospor Agência Brasil
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Levantamento realizado no Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3 e que registra as operações de financiamento de compras de veículos automotivos no país, demonstra que 2025 teve alta de 2% nos financiamentos para esses itens, com um total de 7,3 milhões de unidades financiadas. O levantamento mostra que é a terceira alta seguida, o que indica tendência de alta consolidada, além do melhor resultado em unidades desde 2011.

![]()
por TNH1
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
Servidores públicos de todo o país poderão receber, nos próximos meses, valores que ficaram bloqueados durante a pandemia da Covid-19. A liberação foi autorizada pela Lei Complementar 226, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).
A norma permite que estados, o Distrito Federal e municípios paguem, de forma retroativa, direitos remuneratórios que haviam sido suspensos como parte das medidas de contenção de gastos adotadas durante a crise sanitária. O pagamento não é automático: cada governo local precisa ter orçamento disponível e ter decretado estado de calamidade pública no período.
O texto abrange benefícios como anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, que costumam ser concedidos conforme o tempo de serviço. Esses direitos foram afetados pela Lei Complementar 173, de 2020, que congelou a contagem desse período para frear despesas em meio ao colapso provocado pela pandemia.
Na prática, os pagamentos dependerão de decisões locais e da disponibilidade orçamentária em governo.
Comentáriospor Agência Brasil
Postado em 14 de Janeiro de 2026 às 09:00 hrs
O turismo brasileiro faturou R$ 185 bilhões de janeiro a outubro de 2025 e bateu recorde em valores já registrados no setor. Segundo levantamento mais recente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano passado foi histórico para o turismo brasileiro e consolidou uma trajetória de crescimentos consecutivos, especialmente na arrecadação.

![]()